segunda-feira, 7 de abril de 2014

MG: Copa do Mundo gera 7 mil emprego em diversos setores

Foto: Marcos Michelin/ EM
Quase 50 mil brasileiros vão ser escalados entre abril e junho deste ano para atender aos torcedores estrangeiros e brasileiros que irão invadir as arquibancadas para torcer pelas 32 seleções durante os jogos da Copa do Mundo.

Eles são profissionais da indústria do turismo e serão chamados para trabalhar em estabelecimentos como restaurantes, empresas de transportes de passageiros e hotelaria, impulsionando as contratações do setor em 60% entre junho e julho. O volume é 60% maior do que o registrado em igual período do ano passado. Por trás da criação das vagas está um batalhão de 3,6 milhões de turistas. Para atendê-los, será necessária a convocação de 47,9 mil trabalhadores, sendo 6.527 em Minas Gerais.

O salário médio a ser pago no Brasil é de R$ 1.167, mas os escalados para atuar nos bastidores do Mundial de futebol em Minas receberão, em média, R$ 1.003, ocupando a 8ª posição no ranking das melhores remunerações entre os 12 estados brasileiros pesquisados. Os números foram estimados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC). A ampliação da oferta de oportunidades se dará, principalmente, em pequenos estabalecimentos comerciais e de serviços instalados nos estados que abrigam as cidades-sede do campeonato mundial de futebol.

Na fábrica de cervejas Krug Bier a expectativa é investir R$ 100 mil para receber os turistas. De acordo com Herwig Gangl, sócio-gerente da cervejaria, as agências de turismo receptivo criaram a demanda por visitas para os horários e dias em que não houver jogo em Belo Horizonte. “As obras serão iniciadas hoje. Haverá uma área de degustação e de venda de cervejas e acessórios, além de um caminho bem estruturado para que os turistas façam a visitação sem atrapalhar a produção”, explica.

A expectativa, segundo ele, é contratar dois guias. Já na chopperia da marca serão contratadas cerca de 10 pessoas. A maioria deverá atuar no atendimento aos clientes. “Estimamos um aumento de 30% nesse período”, explica o empresário.

De acordo com o levantamento da CNC, dos 39 mil estabelecimentos de turismo existentes em Minas, 23 mil são bares e restaurantes. Além de ser o maior segmento dentro da indústria do turismo, esse também é o setor que mais emprega. “São 312 mil empregados, dos quais 135 mil trabalham no ramo de alimentação, bares e restaurantes”, explica Fábio Bentes, economista da CNC. De acordo com ele, mais de metade dos estabelecimentos (54%) empregam de um a quatro trabalhadores. “As oportunidades estarão nos pequenos negócios”, observa.

Ainda de acordo com ele, os 3,6 milhões de turistas que vão circular pelo país vão incrementar o movimento dos aeroportos brasileiros em 25% em junho e em 15% em julho . A intensificação da visitação vale também para Minas.

O número de vagas a serem criadas para a Copa do Mundo, equivale, de acordo com a pesquisa da CNC, a 38,1% das 125,8 mil vagas criadas no Brasil em todo o ano de 2013 e a 35,2% daquelas esperadas para 2014. As unidades da Federação que sediarão o Mundial criaram 29,5 mil postos de trabalho celetistas no turismo no segundo trimestre de 2013. Além da projeção da Embratur, a pesquisa considerou o fluxo de passageiros nos principais aeroportos do País e dados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged).

Nas mesas

Segundo Paulo Solmucci, presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa é que 300 mil bares estejam funcionando no país durante a Copa do Mundo, abrindo 250 mil novas vagas. Em Minas, dos 30 mil estabelecimentos existentes, 10 mil deverão contratar colaboradores para o período.

“Serão abertas 23 mil vagas. Cerca de 20 mil delas serão na área de atendimento e 3 mil para copa e cozinha”, estima. Em Belo Horizonte, 3 mil bares pretendem contratar, abrindo 7 mil vagas.

Ronaldo Costa, gerente operacional do restaurante Xapuri, explica que a Copa das Confederações, no ano passado, serviu como um “laboratório” para a Copa do Mundo de 2014. O Xapuri já fechou com agências de turismo receptivo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e, além disso, espera um grande fluxo de clientes nos meses de junho e julho.

“A expectativa é de um aumento de 60% no movimento entre 12 de junho e 08 de julho”, calcula. Para atender à demanda, serão contratados 11 funcionários, isso sem contar os que ficarão na lista de espera para caso de necessidade. “Isso representa uma elevação de 12% no número de funcionários da casa”, observa.

Com informações Estado de Minas

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