segunda-feira, 7 de abril de 2014

Boato de enfermeira que contamina pessoas com Aids ganha redes sociais e assusta moradores

As duas maiores redes sociais da atualidade, Facebook e  What'sApp, ficaram agitadas nas últimas semanas acerca de um grupo de pessoas que “ supostamente” estariam visitando residências de diversos municípios brasileiros, inclusive do Vale do Aço, a fim de realizar teste de glicemia. Mas segundo, os próprios usuários destas redes sociais, essas pessoas estão disseminando o vírus HIV e possivelmente outras doenças.

Segundo a mensagem compartilhada, há um suposto “enfermeiro” (em outras mensagens, uma enfermeira), portador do vírus da AIDS, que estaria utilizando o material do teste de glicemia para transmitir o vírus a outras pessoas.  Eles vão às residências e abordam os proprietários que os convidam para realizar o teste de glicemia que aceitam furar o dedo para retirada da amostra de sangue, que automaticamente transmite o vírus ao morador.

As mensagens começaram a ser compartilhadas no Espirito Santo, logo ganharam as ruas de Belo Horizonte, e também chegou ao interior do Estado. No entanto, a Polícia Militar (PM) nega que ocorrências nesse sentido tenham sido registradas na Capital.

De acordo com a Coronel Cláudia Romualdo, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), policiais da corporação não receberam nenhuma recomendação para alertar à população sobre a “enfermeira do HIV”, como descreve o texto que se espalhou entre internautas da região metropolitana. “Pessoal, se vocês forem ao Centro e por ventura alguém lhe abordar e pedir pra vocês fazerem a medição da glicose, denuncie, pois este está passando o vírus do HIV. Repassem para os contatos de vocês! Vigilância sanitária que mandou à PM”, diz a mensagem.

Sobre o assunto, Vigilâncias Sanitárias de diversos municípios descartaram a possibilidade de contaminação intencional por HIV. De acordo com o órgão, a Vigilância Sanitária não fez nenhum comunicado à polícia, assim como não recebeu denúncias relacionadas à doença. A SMS ainda ressalta que exames de saúde devem ser realizados em postos de atendimento ou em eventos da prefeitura, nos quais enfermeiros e outros profissionais são adequadamente identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário